terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Movimentos verticais da litosfera

Equilíbrio Isostático

Isostasia ou movimento isostático é o termo utilizado em Geologia para se referir ao estado de equilíbrio gravitacional, e as suas alterações entre a litosfera e a astenosfera da Terra.

As anomalias isostáticas podem ser positivas ou negativas. Numa anomalia isostática positiva, a gravidade é superior ao valor médio medido ao nível do mar e indica que há um excesso de massa nessa secção da Terra, em resultado da maior densidade. São comuns nas regiões oceânicas, pois a crusta oceânica é formada essencialmente por basaltos, mais densos que as rochas graníticas.

Quando o material numa dada secção apresenta uma baixa densidade, diminui a atração gravítica e origina uma anomalia isostática negativa. Estas anomalias são frequenetes nas regiões montanhosas, o que poderá indicar que possuem "raizes" profundas, formando uma espessa mas pouco densa coluna de material crustal. Assim, os continentes apresentam altitudes superiores, pois são compostos por rochas menos densas, principalmente de composição granítica.

O ajustamento isostático são todos os ajustamentos que ocorrem entre a litosfera e a astenosfera de forma a equilibrar o nível de compensação isostático.

Ajustamento Isostático

Sem comentários:

Enviar um comentário